Blog

Entrevista com Brunna Mancuso [Curadoria de Projetos de Design] #9

Alt Text

Arte 2

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

É fácil dizer por que escolhemos a ilustradora Brunna Mancuso para apresentar aqui no Blog da Printi e no nosso querido Printi Indica, projeto do nosso Instagram: porque ela é incrível!

Imagem: Reprodução/Instagram @brunnamancuso

Como tudo começou

A artista nascida e criada na capital de São Paulo tem afinidade com o desenho desde cedo. Antes mesmo de estudar Artes Visuais na FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas), onde se formou em 2014, ela já trabalhava como designer, aos 16 anos. "Consegui meu primeiro emprego fazendo estampas de camiseta", conta.

Imagem: Reprodução/Instagram @brunnamancuso

Mas o estudo é fundamental. "Eu sempre tive aulas de desenho, pois fiz muitos cursos ao longo dos anos, mas foi mesmo na faculdade que eu vi que levava jeito e resolvi investir na ilustração", diz. E completa: "O desenho foi tomando espaço na minha vida ao longo dos anos, mas ganhou força durante a faculdade, ao longo das aulas de desenho e pintura".

Estilo que virou bandeira

Imagem: Reprodução/Instagram @brunnamancuso

Suas ilustrações são únicas e carregadas se emoção. A maior parte é caracterizada por retratar mulheres. Politicamente, ela entende seu trabalho como uma expressão do feminismo, mesmo que, a princípio, não tivesse intenção de levantar nenhuma bandeira.

Imagem: Reprodução/Instagram @brunnamancuso

"A intenção do meu trabalho nunca foi levantar nenhuma bandeira ou ter um posicionamento político explícito. Porém, com o tempo fui percebendo que as mulheres que eu pintava representavam muito bem o momento que nós mulheres estamos vivendo na nossa geração. Mulheres independentes, que cultivam o auto amor, que olham pra si. Isso fez com que eu me conectasse mais ainda com meu público e, claro, comigo mesma", explica.

E para quem está se perguntando se ela fez uma pausa nos trabalhos, ela conta que voltou e pretende "continuar com a temática do feminino". Oba! A gente ama essa temática!

Inspira, respira, não pira

Imagem: Reprodução/Instagram @brunnamancuso

Brunna se expressa principalmente por meio da aquarela e tinta acrílica, mas ama experimentar. "Já trabalhei com cerâmica, gravura e até bordado". A inspiração para tantas modalidades diferentes vem de muitas fontes. "Na natureza, nas mulheres, na fotografia e na história da arte, principalmente pintura e escultura. Se eu fosse falar de artistas, seriam Picasso, Toulouse-Lautrec e outros modernistas, além das gravuras japonesas do século XVIII e XIX".

Viver de arte

Imagem: Reprodução/Instagram @brunnamancuso

Viver de arte não é fácil, mas é prazeroso. Para quem quer começar a desenhar, a dica da artista é nunca parar de estudar e experimentar "e ter paciência, porque pro trabalho ganhar corpo leva tempo".

Imagem: Reprodução/Instagram @brunnamancuso

O passo seguinte é se dedicar: "Investir pesado nas mídias sociais, como se fosse um trabalho, mesmo. Compartilhar sempre seu processo, suas experiências, seus erros e acertos. As pessoas gostam de se relacionar com a vida do artista, e não só ver o resultado pronto no feed. Fora isso, se relacionar com o máximo de pessoas da área participando de cursos, por exemplo".

Brunna Mancuso e a Printi

Além da arte que ela produz, Brunna usa alguns materiais que a gente produz na Printi! "Sempre peço meus adesivos e prints na Printi. Fiz um pedido essa semana, inclusive", brinca.

Imagem: Reprodução/Instagram @brunnamancuso

"Eu sempre testo novos produtos na minha loja! Já fiz um pouco de tudo, inclusive canecas e camisetas! Porém, minha atenção especial fica pras reproduções das pinturas, mesmo".

Para comprar gravuras assinadas por Brunna Mancuso, visite a Galeria Estranho .

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54