Blog

Todos os termos gráficos que você precisa conhecer

Alt Text

Impressão digital

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

principais termos gráficos
Entenda os principais termos do mundo gráfico | Imagem: iStock

Os materiais gráficos fazem parte da divulgação e identidade de muitas empresas. Muitas vezes, ao realizar a solicitação de uma impressão, você pode se deparar com termos específicos e se confundir - ou até mesmo sair com um material diferente do esperado.

Para evitar problemas e aumentar seu conhecimento, é necessário buscar o significado desses termos gráficos e em quais condições eles se aplicam.

Nesse post, traremos os principais termos utilizados por designers e profissionais da área. Confira!

Glossário de termos gráficos

Faça seu material impresso de forma descomplicada | Imagem: iStock

CMYK: cyan (ciano), magenta (magenta), yellow (amarelo) e K significa "key color" ou simplesmente "chave". Na impressão em 4 cores, as placas do ciano, magenta e amarelo são alinhadas com a "placa chave", que é a preta. Sempre que vamos trabalhar com uma imagem que será impressa (e não apenas usada digitalmente), devemos trabalhar com a escala CMYK.

1x0: Material impresso com sua frente em preto e branco (uma cor) e seu verso sem impressão (zero cores).

1x1: Um produto 1×1 é impresso em preto e branco tanto na frente quanto no verso.

4×0: Material impresso com sua frente em quatro cores (lembra do padrão CMYK ali em cima?), com verso sem impressão.

4×1: Material que tem um dos lados em cor e o lado oposto impresso em preto e branco. Informações, como textos, podem ser inseridas do lado contendo apenas uma cor, por exemplo.

4×4: Indica que o material é colorido em ambos os lados seguindo o padrão CMYK. A maioria dos cartões de visita, por exemplo, são impressos em 4×4, pois contêm informações (arte e texto) nos dois lados do impresso.

A2: Dobro de uma folha A3. Possui 420x595mm.

A3: Dobro de uma folha A4. Possui 297x420mm.

A4: Tamanho de uma folha de sulfite. Possui 210x297mm.

A5: Metade de uma folha sulfite. Possui 148x210mm.

Adobe: Empresa desenvolvedora de softwares gráficos como Photoshop, Illustrator, InDesign e After effects. É líder em seu setor.

Illustrator: O Adobe Illustrator é um software gráfico focado na edição de imagens vetoriais. Essa ferramenta faz parte do pacote Adobe e pode ser utilizada para a criação de ilustrações, logotipos, tipografias e mais.

Photoshop: Adobe Photoshop é o software de imagem digital mais utilizado do mundo, usado por fotógrafos, designers, profissionais da web e de vídeo. O aplicativo dá a você máximo poder e controle criativo para manipulação e composição de imagens 2D e 3D, edição de vídeo e análise de imagem.

Alinhamento: Forma de organizar objetos em uma tela. O alinhamento pode ser à direta, à esquerda, centralizado, etc.

Arquivo aberto: Arquivo editável e salvo no formato do software em que foi criado ou em um formato editável geral (como EPS, SVG e Etc).

Arquivo fechado: Arquivo salvo para impressão de maneira não editável.

Background: Fundo de uma arte ou layout.

Bitmap/BPM: Traduzido do inglês, quer dizer “mapa de bits”. Os gráficos de bitmap são os tipos mais comuns em imagens digitais.

CorelDraw: Software para o desenvolvimento de imagens vetoriais desenvolvido pela Corel Corporation.

DPI: Do inglês “dots per inch”, significa “pontos por polegada”. É uma forma de medir a resolução de uma imagem. É indicado que uma imagem possua no mínimo 300dpi para impressão, e 72dpi para uso digital.

JPG/JPEG: A extensão JPG é, sem dúvida, a mais popular. Ela é gerada por nossas câmeras digitais ou programas de edição de imagem, e pode ser aberta em quase todos os programas para edição de imagens. Além disso, é o formato padrão para enviar fotografias para redes sociais. A grande característica do JPG é a possibilidade de compressão.

Gramatura: Também conhecida com gramagem, é uma unidade de densidade que considera as gramas por metro quadrado (G/M²) de uma chapa de papel, tecido, fibras e outros. Normalmente, quanto maior a gramatura mais denso e espesso é o material.

Laminação fosca: O efeito é gerado por meio de aplicação de uma película plástica e fosca por cima do material - o que o deixa mais resistente. No entanto só pode ser utilizado em alguns tipos de papel e não é indicado para fazer anotações a caneta, lápis e etc.

Linhas guia: Linhas utilizadas em softwares gráficos para servir como referência de alinhamento.

Logo: Símbolo que representa uma marca.

Logotipo: Logo que possui um suporte de texto.

Logomarca: Termo errado para descrever Logotipo ou Logo. O erro se deve a ambiguidade, Logos vem do grego e significa "significado. Marca vem do alemão Marka que possui o mesmo significado de "logo", sendo assim, logomarca significaria "significado do significado.

Marca de corte: Linhas utilizadas em softwares gráficos para delimitar onde o layout será cortado após impresso.

Pantone:  São cores prontas(sem misturas) que têm como característica terem nenhuma ou praticamente nenhuma variação independente da onde são impressas . A escala Pantone é um sistema de cor mundial que utiliza códigos para representar as cores.

PDF: Portable Document Format, a sigla PDF significa Formato de documento Portátil, e refere-se a um formato de arquivo utilizado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, livremente de softwares, hardware ou sistema operacional.

PDF/X-1a:  versão do PDF mais utilizada pela indústria gráfica.

Pixel: São definidos como pequenos quadrados, de diferentes cores que, uma vez juntos, formam uma imagem.

PNG: Do inglês “Portable Network Graphics”. É uma extensão que permite salvar imagens bitmap com uma boa resolução e baixa compressão. Diferencia-se por permitir transparências ou camada alpha.

Relevo: Como o próprio nome diz, esse tipo de enobrecimento deixa a área em que foi aplicado sobreposta ao impresso, realçando-a.

Rasterização: Conversão de imagens vetoriais em bitmap.

Refile: Acabamento de um produto gráfico impresso após ser cortado nas marcas de corte.

Resolução: Nível de qualidade de uma imagem. Geralmente é medida em DPIs.

RGB: A sigla reúne as iniciais das cores vermelho (red), verde (green) e azul (blue). Trata-se de um sistema de cores gerado por alguma tela (luz dos pixels) utilizado para produzir arquivos com finalidades digitais. Como ele é transmitido pela luz, não é possível ser utilizado para impressão.

Sangria: Linha que marca a sobra existente em um arquivo gráfico. Tem o intuito de evitar que haja um espaço em branco nas bordas do produto e auxilia em casos do corte não estar alinhado.

Tipografia: termo gráfico que refere-se ao estudo da interação entre as letras (tipos).

Tratamento de imagem: Correção de detalhes como tamanho, cor, luminosidade e textura em uma imagem por meio de um software gráfico.

Vetor: Elemento produzido em softwares gráficos. Em vez de ser integrado por pixels, é composto por cálculos matemáticos e pode ser aumentado infinitamente. É uma imagem gráfica formada por pontos que consomem menos memória de um dispositivo e gera arquivos mais leves.

Vernização: É o processo de aplicação de verniz sobre a superfície do papel. Pode ser utilizado em todo impresso ou em áreas pontuais (verniz local) para dar destaque.

Agora que você está com o conhecimento de termos gráficos turbinado, já está pronto para fazer seu pedido no site da Printi. Acesse e escolha os produtos que necessita para o seu negócio!

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

© 2024 - Printi - CNPJ 13.555.994/0001-54